COMO LIMPAR OS PINCEIS DE MAQUIAGEM?
Assim como é importante saber quais os pinceis adequados para passar sombra, base e blush, é preciso ter cuidado na hora de mantê-los limpos e bem armazenados. Não tem jeito, o uso frequente dos pinceis faz com que eles acumulem os resíduos de maquiagem. E para evitar a contaminação por bactérias, alergias e ajudar na durabilidade dos pinceis é preciso fazer a higienização rápida entre uma make e outra e uma limpeza mais detalhista semanal (para profissionais que usam muito) e quinzenal (para usuários comuns).
A primeira coisa que você precisa saber é diferenciar os pinceis de cerdas naturais (normalmente são usados para sombra, pó e blush) e os de fios sintéticos (pinceis de base, batom e corretivo). Os fios naturais são fios de cabelo e precisam ser tratados com a mesma delicadeza para não ressecar e nem perder os fios, por isso use sempre sabonete antibacteriano próprios para essa finalidade e condicionador e alcóol em gel para finalizar. Já as cerdas sintéticas precisam de produtos mais agressivos como demaquilantes + produtos para limpeza citados acima.
PARA A HIGIENIZAÇÃO RÁPIDA
Entre um trabalho e outro nem sempre é possível lavar os pinceis, então trago dicas para mantê-los limpos mesmo na correria. Lembrando que esses passos não substitui a limpeza completa descrita acima.
Líquido para limpar pincéis + papel toalha coloque um pouco de líquido no papel e pincele em vai-e-vem com o pincel inclinado até que saia toda a cor. Você pode usar também removedor de maquiagem ou álcool comum, mas saiba que eles são mais fortes quimicamente, portanto, não transforme esse processo em rotina.
Lenços removedores de maquiagem é a mesma coisa, só que a toalha de papel já vem embebida com a solução removedora. Não esqueça de usar um lenço seco para secar o excesso de química que ficou no pincel, senão você estará “apagando” sua próxima maquiagem.
PARA A LAVAGEM COMPLETA
1- Comece pelos pinceis de cerdas sintéticas porque eles são mais fáceis de higienizar, molhe as cerdas e pingue um pouco de sabonete liquido antibacteriano ou shampoo neutro, mantenha o pincel inclinado e esfregue nas mãos em movimentos de vai e vem. Deixe formar bastante espuma e repita o processo ate não sair mais liquido colorido.
2-Para os de cerdas naturais faça o mesmo processo, mas em seguida, coloque o condicionador de cabelo nas mãos e faça o creme ser absorvido pelos pinceis logo após enxague com água corrente e dê forma aos pinceis com os dedos.
3- Para secar NUNCA use o secador e nem deixe os pinceis expostos ao sol, pois o sol resseca os fios e a madeira e o secador tira a percepção de umidade, levando você a guardar os pinceis ainda molhados o que é um chamariz para fungos. O correto é devolver forma aos pinceis ainda úmidos e coloca-los deitados em uma toalha seca em um lugar fresco a sombra. Os sintéticos secam rápido, mas os naturais demoram, então o melhor a fazer é lava-los à noite e deixar até o outro dia.
DICAS:
- Evite molhar o cabo de madeira do pincel porque a madeira vai se estragando e pode até quebrar.
- Evite molhar a junção entre metal e madeira do cabo porque essa parte do pincel recebe cola e ela pode ser dissolvida pela água, o que faria sua ferramenta simplesmente desmontar. O mesmo vale para colocar o pincel para secar na vertical, dentro de copos ou algo do tipo.
- Escolha um condicionador neutro e evite rótulos com indicações de que há mais química na fórmula.
Gostou?
Esperamos que sim....
Então acompanhe sempre as notícias e dicas da loja pois sempre teremos novidades!
Beijinhos e até a próxima!!